Vaticano


No último Domingo, 5 de Outubro, o Papa recomendou às famílias a leitura da Bíblia, no dia em que foram distribuídos 15 mil exemplares do livro sagrado aos presentes na Praça de São Pedro, para assinalar o início da assembleia extraordinária do Sínodo.
“Para que a família possa caminhar bem, com confiança e esperança, é preciso que seja alimentada pela Palavra de Deus. Por isso, é uma feliz coincidência que precisamente hoje os nossos irmãos paulistas tenham querido fazer uma grande distribuição da Bíblia, aqui na Praça e em tantos outros lugares”, declarou, perante milhares de pessoas reunidas para a recitação do ângelus.
A iniciativa acontece no centenário da fundação da família religiosa paulista, pelo Beato Tiago Alberione, que o Papa apresentou como “grande apóstolo da comunicação”. “Hoje, quando se abre o Sínodo para a família, podemos dizer com a ajuda dos paulistas: uma Bíblia em cada família”, referiu o Papa Francisco.
“A Bíblia não é para meter numa prateleira, mas para ter à mão, para a ler muitas vezes, todos os dias, tanto individualmente como em conjunto – marido e mulher, pais e filhos -, talvez à noite, especialmente ao domingo. Assim a família cresce, caminha, com a luz e a força da Palavra de Deus”, acrescentou.
O Papa recordou que tinha inaugurado a assembleia geral extraordinária do Sínodo dos Bispos numa concelebração eucarística que decorreu na Basílica de São Pedro.
“Os padres sinodais, oriundos de todas as partes do mundo, vão viver juntamente comigo duas semanas intensas de escuta e debate, fecundadas pela oração, sobre o tema ‘Os desafios pastorais da família no contexto da evangelização’”, explicou.
O Papa Francisco concluiu com um pedido de oração pelos trabalhos do Sínodo, por intercessão da Virgem Maria.
Após a oração, o Papa associou-se à jornada pela eliminação das barreiras arquitectónicas que se celebrava no Domingo na Itália. “Encorajo os que estão empenhados em garantir oportunidades de vida iguais para todos, independentemente da condição física de cada indivíduo. Deixo votos de que as instituições e os cidadãos estejam cada vez mais atentos a este importante objectivo social”, disse.