Vaticano
Papa pede fim dos conflitos na Ucrânia e na República Centro-Africana

O Papa Francisco apelou, no último Domingo, 1 de Junho, no Vaticano, ao fim dos conflitos que se arrastam na Ucrânia e na República Centro-Africana, que já provocaram dezenas de mortos.
“Com o coração entristecido, rezo pelas vítimas das tensões que ainda continuam a existir nalgumas regiões da Ucrânia, bem como na República Centro-Africana. Renovo o meu urgente apelo a todas as partes envolvidas, para que sejam superadas as incompreensões e procure com paciência o diálogo e a pacificação”, declarou Francisco, após a recitação da oração dominical do ‘Regina Caeli’.
O Papa convidou os milhares de peregrinos, reunidos na Praça de São Pedro, a rezar com ele à Virgem Maria, “Rainha da Paz”, pedindo a sua “intercessão materna”.
Pelo menos três dezenas de pessoas morreram, na última semana, após um ataque com granadas e armas de fogo contra a igreja de Fátima na capital da República Centro-Africana, Bangui.
A Ucrânia foi palco, esta semana, de violentos combates, no aeroporto internacional de Donetsk, e os confrontos multiplicaram-se entre rebeldes pró-russos e as forças leais a Kiev no leste do país.
Ainda no Domingo, o Papa Francisco esteve com dezenas de milhares de pessoas, no Estádio Olímpico de Roma, para celebrar os 37 anos da Renovamento Carismático na Itália.
A celebração contou com intervenções de sacerdotes, jovens, famílias e doentes, que deixaram testemunhos, intercalados por palavras de Francisco.
O Papa definiu o Renovamento Carismático como “uma corrente de graça na Igreja e para a Igreja”, pedindo que os seus membros sejam capazes de uma aproximação aos pobres e aos necessitados.
Aos jovens, Francisco disse que “a juventude serve para arriscar: arriscar bem, com esperança”.
O Papa rezou depois para que “o Senhor abençoe a família e a fortifique nesta crise na qual o diabo quer destrui-la”.
Aos sacerdotes, Francisco recomendou “proximidade às pessoas, ao povo de Deus que lhes é confiado”.