Vaticano


O 50º aniversário da chegada do ser humano à lua foi lembrado, no último Domingo, 20 de Julho, pelo Papa Francisco.
“Há 50 anos, o homem pisou a lua, realizando um sonho extraordinário. Que a recordação deste grande passo para a humanidade possa acender o desejo de progredir juntos rumo a destinos ainda maiores: mais dignidade aos fracos; mais justiça entre os povos; mais futuro, para a nossa casa comum”, disse, desde a janela do apartamento pontifício, perante milhares de fiéis reunidos na Praça de São Pedro. A chegada dos astronautas norte-americanos à lua, em 1969, tinha sido assinalada pelo então Papa Paulo VI, que saudou este “grande empreendimento espacial”.
“Glória a Deus no alto dos Céus e paz na terra aos homens de boa vontade! Honra a vocês homens, artífices do grande empreendimento espacial”, foi a mensagem que São Paulo VI enviou, depois de assistir ao acontecimento pela televisão.
No Domingo, o Papa Francisco recordou também a passagem do Evangelho desse dia, evocando as figuras de Marta e Maria, duas irmãs, e a forma como receberam Jesus Cristo, conjugando “contemplação e acção”. A intervenção sublinhou a necessidade de um “sentido de acolhimento, de fraternidade”, para que todos se possam sentir em casa na Igreja, “especialmente os pequenos e os pobres”.