Vaticano


A conta do Papa na rede social Twitter, ‘@pontifex’,atingiu a marca de 35 milhões de seguidores, com mais de 2,6 milhões em língua portuguesa, revelou na última semana a Rádio Vaticano.
No início de 2016, os seguidores eram 30 milhões; o Vaticano dá conta de um “forte” crescimento no “último mês”, sobretudo na página em língua inglesa, agora com 11 milhões de seguidores, apenas atrás do castelhano (13 milhões).
A mensagem do último dia 30 de Junho, em inglês, sobre a defesa da vida humana “sobretudo quando está doente”, numa referência ao caso do bebé inglês Charlie Gard, foi ‘retweetada’ por 14 mil pessoas.
O Papa Francisco assinou mais de 1200 ‘tweets’ (alguns apenas numa língua) desde o início do pontificado em Março de 2013, lançando vários apelos e resumindo catequeses, homilias e outras intervenções públicas.
A conta do Papa tem actualmente páginas em nove línguas: português, espanhol, inglês, italiano, francês, polaco, latim, alemão e árabe.
O português surge em quarto lugar em relação ao maior número de seguidores.
A conta ‘@pontifex’ foi inaugurada a 12 de Dezembro de 2012 por Bento XVI; o agora Papa emérito tinha cerca de 3 milhões de seguidores quando terminou o seu pontificado, após renunciar ao mesmo, no dia 28 de Fevereiro de 2013.
O Twitter é a ferramenta de microblogging mais difundida no mundo das comunicações virtuais, com centenas de milhões de utilizadores.
Desde 19 de Março de 2015, o Papa Francisco está também presente no Instagram com a conta ‘@Franciscus’, que recentemente superou os 4 milhões de seguidores.