América 2015


No primeiro discurso em Havana, no dia 19 de Setembro, o papa Francisco elogiou a “normalização” das relações diplomáticas entre Cuba e Estados Unidos da América, apelando ao aprofundamento do diálogo político.
O discurso evocou o 80.º aniversário do estabelecimento das relações diplomáticas entre a República de Cuba e a Santa Sé, que nunca foram interrompidas, bem como as viagens ao país de São João Paulo II (1998) e Bento XVI (2012).
No segundo dia, 20 de Setembro, o papa visitou o presidente de Cuba, Raúl Castro, para um encontro privado no Palácio da Revolução da Havana, horas depois de se ter encontrado com Fidel Castro, antigo líder cubano.
Ainda no domingo, o Papa participou num encontro que reuniu milhares de jovens em Havana, que desafiou a construir a “amizade social” e “procurar o bem comum”, acima de quaisquer diferenças.
Na segunda-feira, 21 de Setembro, o papa Francisco esteve nas cidades de Holguín e Santiago de Cuba, onde ficou até terça-feira, seguindo depois para os Estados Unidos.
ONU, ‘Ground Zero’, Congresso norte-americano e Encontro Mundial das Famílias, integram o programa da visita aos Estados Unidos, que termina no próximo Domingo, 27 de Setembro.
O Papa chegou a Washington, onde foi recebido na base ‘Andrews’ da Força Aérea pelo presidente Barack Obama e a sua família.
Hoje, 24 de Setembro, o Papa vai discursar diante das duas câmaras do Congresso norte-americano, para falar “a todos os cidadãos dos EUA”. Após este encontro, o Papa Francisco vai saudar a multidão desde a varanda do Congresso.
A primeira visita do Papa à sede da ONU está marcada para 25 de Setembro, de manhã, com uma saudação e um discurso em espanhol.
Nesse mesmo dia, Francisco vai participar num encontro inter-religioso no memorial do ‘Ground Zero’. De tarde, o Papa visita uma escola católica, reunindo-se com famílias de imigrantes no Harlem, num dia que se conclui com a Missa no célebre ‘Madison Square Garden’.
Francisco parte para Filadélfia a 26 de Setembro, onde participará no Encontro Mundial das Famílias.
O dia 27 de Setembro começa junto dos bispos convidados para o 8.º Encontro Mundial das Famílias. O Papa preside à Missa conclusiva do Encontro 2015 no Benjamin Franklin Parkway, naquele que é o último acto público da décima viagem ao estrangeiro deste pontificado.