Vaticano


O Papa Francisco esteve no Domingo, 28 de Janeiro, na Basílica de Santa Maria Maior, em Roma, para presidir à Festa da Trasladação do ícone ‘Salus Populi Romani’, de que é particularmente devoto, desafiando os católicos a procurar “refúgio” na Virgem Maria.
“Não serão as ideias ou a tecnologia a dar-nos conforto e esperança, mas o rosto da Mãe, as suas mãos que acariciam a vida, o seu manto que nos abriga. Aprendamos a encontrar refúgio, indo todos os dias para junto da Mãe”, disse, na homilia da celebração matinal.
O ícone que representa Maria com o menino Jesus nos braços foi recentemente restaurado.
O Papa Francisco tem mostrado uma especial devoção por esta imagem: após a sua eleição papal e antes e depois de qualquer viagem internacional, desloca-se à Basílica de Santa Maria Maior para rezar e depositar flores junto ao altar.
O Papa evocou a devoção mariana dos cristãos e dos monges das Igrejas do Oriente.
O Papa Francisco apresentou a Virgem Maria como “a arca segura no meio do dilúvio”.
O portal de notícias do Vaticano explica que a Salus Populi Romani (Salvação do povo de Roma) é um dos “mais famosos e venerados ícones marianos”, “particularmente venerada pelos romanos” que “invocam a sua protecção para a vida quotidiana”.
A celebração litúrgica do último Domingo coincidiu com a exposição do ícone que foi restaurado, de forma a “recuperar a beleza original e a realidade histórica da obra”.