Vaticano


No dia 8 de Julho, o Papa Francisco disse, na Eucaristia com 250 pessoas migrantes e refugiadas, na Basílica de São Pedro, que os migrantes são “o símbolo de todos os descartados da sociedade globalizada”. “Os migrantes são, antes de mais nada, pessoas humanas e que, hoje, são o símbolo de todos os descartados da sociedade globalizada”, referiu na homilia. Na Missa que assinalou o 6.º aniversário da viagem à Ilha italiana de Lampedusa, o Papa explicou que pensa nos “últimos” que diariamente “clamam ao Senhor, pedindo para serem libertados dos males que os afligem”.
Com o Papa Francisco estiveram cerca de 250 pessoas que foram convidadas pelo Dicastério para o Desenvolvimento Humano Integral.
“São pessoas; não se trata apenas de questões sociais ou migratórias”, destacou, repetindo que ‘não se trata apenas de migrantes!’, o tema do 105.º Dia Mundial do Migrante e do Refugiado (DMMR), que a Igreja Católica vai assinalar a 29 de Setembro. No final, o Papa rezou em frente da imagem de Nossa Senhora e demorou-se a cumprimentar quem participou na Eucaristia.
A 8 de Julho de 2013, o Papa Francisco evocou o drama dos milhares de migrantes, que tentam entrar na Europa e acabam por perder a sua vida no mar Mediterrâneo, numa visita a Lampedusa, ilha italiana a menos de 115 quilómetros da costa da Tunísia.