Dom José João dos Santos Marcos


O Papa Francisco nomeou, no dia 10 de Outubro, Dom José João dos Santos Marcos Bispo Coadjutor de Beja, com direito de sucessão do actual Bispo, D. António Vitalino Dantas.
No seguimento da nomeação, o bispo da Guarda destacou nos votos de felicitação a Dom João Marcos a ligação à sua paróquia natal e a promessa de “acompanhá-lo com a oração”.
“Radicado, desde há muito tempo, em Lisboa costuma reservar anualmente algum tempo para passar na sua terra natal, Monteperobolso e nós esperamos que este hábito se mantenha, para seu conforto pessoal e para bem das pessoas suas conterrâneas que já contam com a sua presença, mais ou menos regular, e também da nossa Diocese da Guarda”, disse D. Manuel Felício.
O Bispo da Guarda destaca que a “sensibilidade artística e formação em Belas Artes”, pela faculdade da Universidade de Lisboa, do novo bispo “ficam ligadas a muitas obras de arte sacra, no Patriarcado de Lisboa e não só”.
A notícia da nomeação também foi recebida com alegria pelo Padre Ângelo Martins, pároco de Monteperobolso. “Foi com grande alegria que recebi a notícia da nomeação do Cónego João Marcos para Bispo Coadjutor de Beja” escreve no Blog do arciprestado do Rochoso. E acrescenta: “ Ele é ‘filho da terra’ da paróquia de S. Brás - Monteperobolso, a terra que o viu nascer e brincar ainda como menino e moço. Toda a comunidade está alegre e em oração pelo Senhor Dom João Marcos, dando graças ao Pai do Céu por ter escolhido este homem de fé e oração para pastor da Igreja”.
José João dos Santos Marcos nasceu em Monteperobolso, concelho de Almeida, em 1949, filho de António João Marcos e de Isabel Maria dos Santos e tem cinco irmãs. Frequentou os seminários do Patriarcado de Lisboa, nomeadamente Santarém, Almada e Olivais. Fez a sua formação pastoral na Paróquia de Nossa Senhora dos Anjos e foi ordenado presbítero pelo Cardeal-Patriarca Dom António Ribeiro, na Sé de Lisboa, em 23 de Junho de 1974. Em 2004, foi nomeado Cónego da Sé Patriarcal, pelo então Cardeal-Patriarca de Lisboa, Dom José Policarpo.
Fez várias experiências de itinerância como membro do Caminho Neocatecumenal, nomeadamente em Évora (1981-1983), em Dublin (Irlanda – 1984) e em Porto Velho, Manaus e Belém do Pará (Brasil – 1985). Foi pároco de Milharado e Vila Franca do Rosário (1985-1994) e de Camarate e Apelação (1994-2002).
Formado em Pintura pela Escola Superior de Belas Artes de Lisboa, Dom João Marcos realizou obras para várias capelas e igrejas, procurando apresentar a tradição iconográfica cristã em expressões próprias das técnicas e vivências do nosso tempo.
É actualmente Director Espiritual no Seminário dos Olivais (desde 1995) e no Seminário Redemptoris Mater de Lisboa (desde 2000).