No passado dia 5 de Março, um grupo de jovens representantes dos sete arciprestados da Diocese da Guarda foi a Castelo Branco participar na cerimónia de entrega e recepção dos símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ): a Cruz Peregrina e o Ícone da Virgem Maria “Salus Populi Romani”.


A chegada dos Símbolos da JMJ à cidade da Guarda foi apoteótica! O cortejo desde a Rua do Comércio até à Praça Velha foi acompanhado por um grupo enorme de jovens vibrantes de alegria. A festa de acolhimento foi extraordinária. Ver o largo da Sé Catedral repleto de gente, e tantos deles jovens, cantando e dançando, fez-me recordar os antigos e áureos tempos da pastoral juvenil! Foi muito lindo!
Durante um mês, os Símbolos da JMJ percorreram toda a diocese. Desde o lugar mais recôndito até à cidade mais populosa, todos tiveram a oportunidade de ver e tocar na Cruz Peregrina e, dessa forma, sentirem-se mais próximos e identificados com Cristo e acolhidos pela Sua Mãe.
O auge da Peregrinação ocorreu no dia 20, na passagem dos Símbolos da JMJ, do arciprestado da Covilhã – Belmonte, para o arciprestado de Seia – Gouveia, com a Via-Sacra na Torre. Nem o frio, nem o nevoeiro, foram capazes de demover tantos jovens que, rezando e cantando, se mantiveram firmes na sua Fé.
Sem dúvida que Março foi um mês muito importante e todos foram envolvidos, mais de 500 voluntários participaram nas actividades programadas e mais de 900 km foram percorridos!
A Peregrinação terminou no passado domingo, dia 3 de Abril, com a cerimónia de envio da Cruz Peregrina e do Ícone da Virgem Maria para a Diocese de Viseu! Foi um misto de emoções.
Os Símbolos foram entregues de coração cheio e a partida já deixou saudades. Ninguém ficou indiferente! Esta passagem dos Símbolos da JMJ pela nossa diocese mexeu profundamente com o mais íntimo de cada jovem e será, certamente, uma alavanca para 2023!
A nossa responsabilidade aumentou, uma nova Jornada se inicia!
Caminhamos, com o coração a transbordar de Alegria e com a mensagem do Papa Francisco: “Levanta-te! Eu te constituo testemunha do que viste!”
Sandra Soares – Responsável pelo COD Guarda