Iniciativa decorreu em vários lugares da cidade


O desafio foi lançado pelo COA – Comité Organizador Arciprestal Guarda/Manteigas e teve a adesão de mais de meia centena de jovens da região. No dia 4 de Março, a partir do Paço da Cultura, na Guarda, teve início o “Check in - à descoberta da JMJ - Jornada Mundial da Juventude”.
Durante a tarde, os jovens participantes foram desafiados a conhecer um bocadinho daquilo que é a Jornada Mundial da Juventude através de diferentes actividades e dinâmicas distribuídas por diversos espaços da cidade. Do Jardim José de Lemos, passando pela Alameda de Santo André, Parque da Cidade e Pavilhão do INATEL, os participantes tiveram de desvendar algumas questões relacionadas com a Jornada Mundial da Juventude.
De ‘passaporte’ na mão, os participantes foram carimbando as diversas etapas do percurso que remetiam para alguns dos países que já tiveram oportunidade de organizar a Jornada Mundial da Juventude (Brasil, Espanha, França, Itália) em busca do bilhete de embarque para a Jornada de Lisboa, que terá lugar este ano, de 1 a 6 de Agosto.
Os participantes também passaram pelo espaço ExpoEcclesia, onde decorreu o tempo de reflexão. O Check In terminou no claustro do Paço da Cultura, com o bilhete de embarque ao som do hino da JMJ Lisboa 2023.
“Demos mais um passo rumo à JMJ, fizemos Check In. Foi uma tarde de convívio, animação e reflexão entre os vários jovens do nosso arciprestado e de outros pontos da diocese, na qual pudemos ficar a conhecer um pouco mais da história e do espírito da JMJ”, destaca o COA Guarda/Manteigas.
A pensar nos próximos desafios, o COA Guarda/Manteigas já está a preparar os “Dias nas Dioceses”, o encontro de jovens de todo o mundo antes da JMJ Lisboa 2023, que terá lugar de 26 a 31 de Julho de 2023, e vai realizar-se em 17 dioceses de Portugal continental e ilhas. O Arciprestado Guarda/Manteigas deverá receber duas centenas de jovens, dos mais de dois mil que escolheram a Diocese da Guarda para a semana que antecede a grande jornada de Lisboa.
Durante esses dias, os participantes vão ficar a conhecer melhor a região que os acolhe, bem como a Igreja local e as suas especificidades, ficando alojados, à semelhança da semana da Jornada, em casas de famílias, instalações paroquiais ou públicas, de modo a poderem fazer uma verdadeira experiência de Igreja, evangelização e missão. Na Guarda, os jovens terão oportunidade de conhecer a cidade, os Passadiços do Mondego bem como algumas aldeias do concelho.
O COA Guarda/Manteigas continua a motivar os jovens para que se inscrevam na Jornada Mundial da Juventude, dando conta de que se o fizerem até ao dia 10 de Março beneficiam de um desconto de 5%.
Os jovens interessados em fazer a inscrição podem entrar no site do COD Guarda, preencher a ficha de inscrição e realizar o pagamento até ao dia 10, seguindo todas as indicações que estão disponíveis no site.