Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda


“Rede 3G: Gesto de Gratidão entre Gerações” é a proposta que o Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional está a lançar aos jovens da Diocese da Guarda, para o tempo de férias de Natal.
A iniciativa tem em vista realização de actividades de voluntariado em várias instituições de solidariedade social, entre os dias 18 e 22 de Dezembro. Os jovens são convidados a visitar 5 instituições que se encontram na diocese e que cuidam de crianças, idosos ou pessoas portadoras de deficiências.
“Chamamos a esta actividade Rede 3G: Gesto de Gratidão entre Gerações, porque vai ser possível concretizar Gestos de ajuda a pessoas de Gerações diferentes, para que os jovens percebam com Gratidão que, na verdade, estão a receber muito mais do que aquilo que dão”, explicou o padre Rafael Neves responsável do Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda. Adianta que “esta actividade pretende estimular o compromisso social, um traço característico dos jovens de hoje e, por outro lado, ajudar a descobrir ou aprofundar a fé e discernir a própria vocação”.
A iniciativa começa no dia 18 de Dezembro, no Lar da Santa Casa da Misericórdia do Soito, Arciprestado Sabugal-Almeida e prossegue, no dia 19, no Lar da Santa Casa da Misericórdia de Trancoso, no Arciprestado Celorico-Trancoso. Esta actividade continua no dia 20, na Fundação Laura Santos, em Moimenta da Serra, no Arciprestado de Seia-Gouveia, no dia 21, no Jardim de Infância da Santa Luzia, na cidade da Guarda, do Arciprestado Guarda-Manteigas e, no dia 22, no Lar da Santa Casa da Misericórdia do Fundão, Arciprestado Fundão-Penamacor.
Com vagas limitadas, nesta actividade os jovens poderão escolher as instituições onde desejam realizar a experiência de voluntariado que será acompanhada por um elemento da equipa do Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda
Esta actividade destina-se a jovens com idades compreendidas entre os 15 e 30 anos.