Educação Moral e Religiosa Católica


O 25.º Interescolas da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na Diocese da Guarda, com o tema «Com EMRC: vive, sonha e atua!», teve lugar esta terça-feira, 19 de Março, em Penamacor.
O evento reuniu alunos e professores de várias escolas da diocese, teve como tema central «Com EMRC: vive, sonha e atua!», destacando a importância da disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica na formação integral dos alunos, bem como a sua capacidade de transformar o mundo.
A Educação Moral e Religiosa Católica, como disciplina curricular presente em todos os níveis de ensino, é um “espaço educativo de grande interesse, porque o desenvolvimento dos valores humanos deve ser assumido pela educação como factor decisivo na formação da personalidade”.
Este ano, em particular, contou com a participação de quatro escolas da Diocese de Portalegre – Castelo Branco, como forma de reforçar o caminho sinodal. As actividades preparatórias para o Interescolas foram marcadas por algumas iniciativas “significativas”, uma delas é uma campanha solidária em prol do Centro de Apoio à Vida, da Cáritas Diocesana da Guarda.
Alunos e professores foram desafiados a angariar produtos alimentares, fraldas, gel de banho e toalhetes para esta “nobre causa, demonstrando a solidariedade e o espírito de partilha incentivados pela disciplina de EMRC”.
Além disso, as escolas estão envolvidas na construção de um livro que será preenchido por várias folhas (placas em madeira) onde serão escritas mensagens e idealizadas algumas ilustrações alusivas ao tema do evento.
Esta iniciativa criativa permitirá que os alunos expressem os seus pensamentos, sonhos e ideias sobre o significado da EMRC nas suas vidas e a forma com esta ajuda a transformar o mundo.
A iniciativa teve o apoio do Município de Penamacor e a colaboração da Diocese de Portalegre/Castelo Branco, Agrupamento de Escolas Ribeiro Sanches, Santa Casa da Misericórdia de Penamacor, Instituto Social Cristão Pina Ferraz, Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Penamacor, Academia Sénior de Penamacor, Guarda Nacional Republicana, Unidade Pastoral de Penamacor, Banda Filarmónica de Aldeia de João Pires.