Dia 27 de Setembro, às 16.00 horas


A Diocese da Guarda acolhe a Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, de 27 de Setembro a 11 de Outubro, no âmbito da visita que envolve todas as dioceses Portuguesas.
O padre Joaquim Bastos, Assistente do Movimento da Mensagem de Fátima, apresentou o programa da visita da Imagem Peregrina ao arciprestado da Guarda. Na conferência de imprensa realizada esta segunda-feira, 21 de Setembro, na Capela do Hospital da Guarda, referiu que “a Imagem Peregrina chega à Diocese da Guarda proveniente da Diocese de Coimbra, dando entrada pelo lado de Seia, na paróquia de Folhadosa”. Explicou que “a chegada à Guarda está programada para as 16.00 horas, no largo da Capela do Hospital, seguindo em procissão pelas ruas da cidade até à Sé Catedral”. Acrescentou que “no dia 28, às 14.00 horas têm início a recitação do terço e o envio da Imagem peregrina para o arciprestado de Seia”.
O Bispo da Guarda lembrou que “as várias passagens da Imagem Peregrina pela Diocese da Guarda têm deixado marcas nas comunidades”. E acrescentou: “Deixou marcas especiais nos hospitais e nas cadeias”.
De acordo com D. Manuel Felício, “os momentos fortes da visita serão aqueles em que haverá manifestações públicas com a passagem da Imagem Peregrina”. Nos dias destinados à Diocese da Guarda a Imagem Peregrina vai percorrer “lugares estratégicos”, ou seja “as sedes de concelho”.
O Bispo da Guarda referiu que a Diocese da Guarda tem uma “ligação umbilical com Fátima”, primeiro através do Jornal A GUARDA que divulgou o acontecimento desde o início e depois com o envolvimento do Dr. Alberto Dinis da Fonseca na fundação do jornal “Voz de Fátima”. A peregrinação anual da Diocese da Guarda a Fátima e os numerosos grupos que fazem o percurso a pé, principalmente na altura do dia 13 de Maio, foram outros aspectos que o Bispo da Guarda destacou.
Na conferência de imprensa, o presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro, referiu que a autarquia vai colaborar com o arciprestado da Guarda na preparação da visita da Imagem Peregrina. Confessando ser um “crente da mensagem de Fátima” disse que “os guardenses saberão receber bem esta visita de Nossa Senhora”.
No dia 27 à noite, entre as 21.00 e as 22.30 horas, a iluminação pública será desligada nas ruas por onde passa a Procissão das Velas.