Entre margens da Palavra


0. Preparo-meProcuro um lugar adequado e uma boa posição corporal. Respiro lenta e suavemente.Silencio os pensamentos. Tomo consciência da presença de Deus, invocando o Espírito Santo.
1. O que diz o texto- Leio pausadamente Mc 7,1-8.14-15.21-23.- Sublinho e anoto o mais significativo.Os escribas e fariseus prezam os ritos exteriores. Jesus prefere afirmar a prioridade da purificação interior e denuncia a sua impureza de coração, fonte das más ações.
2. O que me diz Deus- Que sinto ao ouvir as palavras de Jesus? Ao citar o profeta Isaías, Jesus desmascara o culto vazio e exterior, sem Deus. Ora, o essencial não é o estrito cumprimento da lei, mas o coração com que se vive a relação com Deus e a sua vontade. Jesus convida-me a não me fixar em tradições humanas e na aparência exterior. Antes, desafia-me a cuidar a interioridade. Apela à escuta e discernimento de tudo quanto povoa o meu íntimo. O que aí encontro? O que tenho de purificar? É com o coração que tenho de O louvar, não apenas com os lábios.
3. O que digo a Deus- Partindo do que senti, dirijo-me a Deus, orando (de preferência com palavras minhas).Senhor, quantas vezes me contento em cumprir gestos, hábitos, regras, horários… sem nada viver de forma autêntica!? Até na minha relação conTigo, executo ritos e recito fórmulas, sem vibrar com a tua presença. Não basta apresentar-me com o exterior limpo, camuflando o meu interior insalubre. Perdoa-me!O mal não está só nos outros. Ele habita-me. Intoxica-me e perverte a minha relação com os outros e conTigo. Medo, egoísmo, orgulho, ressentimentos, cobiça, ira e tantas outras imperfeições, tornam-se maus desejos e pensamentos. Maldigo, minto, cometo injustiças e outras formas de mal. Abrigado por detrás do “não ser apanhado”, engano-me a mim mesmo. Senhor, converte-me!Purifica o meu coração com a tua Palavra. Depura-me o sentir e sana-me o agir.
4. O que a Palavra faz em mim- Contemplo Deus, saboreando e agradecendo.Senhor, tuas palavras são alerta e resgate. Por meio delas, desperto e reajusto o rumo. Desde dentro para fora, expresso o meu louvor e gratidão. Contemplo e adoro.Inspira-me o que esperas e mereces de mim. Apoiado em Ti, comprometo-me em algo oportuno e alcançável, crescendo na minha relação diária conTigo e com os outros.
PROVOCAÇÕES- Julgo os outros mais do que a mim mesmo?- Examino a consciência, frequentemente, para me conhecer?- Esforço-me para justificar ou purificar os sentimentos e pensamentos?
UM PENSAMENTO“Escuta e serás sábio. O começo da sabedoria é o silêncio.” (Pitágoras)
UM DESAFIOPedir ao Espírito Santo a graça de vigiar o que povoa meu coração.
ARQUIVOhttps://seminariointerdiocesanosj.pt
UMA ORAÇÃO-POEMA
Passaste, bem por pertoestando eu à minha superfície.Entraste, sem permissãoou por minha omissão.A fazer o mesmo, convidaste-mee, encontrando-Te, encontrei-mealém dos meus vexames interiores,velados sob camuflagens exteriores.
Tatua-me agora o divino sentir e vivere tateia-me novos ímpetosque me entranhem pés, mãos e lábios.Lava-me, de dentro para fora,com quantas precisas lágrimas de sal.De coração consciente e limpo,não temerei sujar-me a pelese purificada estiver a nascente.