Este Domingo, 23 de Abril


Os sinos das igrejas vão tocar este Domingo, 23 de Abril, às 20.30 horas, para lembrar que faltam 100 dias para a Jornada Mundial da Juventude, que vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto deste ano.
A ‘Hora JMJ’, uma iniciativa que acontece a nível nacional, pretende que os sinos de todas as igrejas do país toquem às 20.23 horas, alertando para a proximidade do grande encontro dos jovens de todo o mundo com o Papa.
O local onde se realiza a Jornada vai alternando, mudando de cidade, a cada edição. É o Papa quem escolhe a diocese que irá acolher cada JMJ, cabendo a esta a organização do evento, sempre em estreita colaboração com a Santa Sé, mais concretamente com o Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida. É também o Santo Padre quem escolhe o tema da JMJ e o apresenta através de uma mensagem escrita para o efeito, orientando o caminho de preparação e a vivência da própria Jornada. A JMJ Lisboa 2023 tem como lema “Maria levantou-se e partiu apressadamente”.
A JMJ Lisboa 2023 é organizada pelo Comité Organizador Local, de forma conjunta e em estreita cooperação, com o Governo de Portugal, a Câmara Municipal de Lisboa, a Câmara Municipal de Loures, a Câmara Municipal de Oeiras, e a Câmara Municipal de Cascais, tendo sido concedido o Alto Patrocínio da República Portuguesa.
Na Missa de Envio, uma celebração presidida pelo Papa para terminar a JMJ Lisboa 2023, será anunciada a cidade que acolherá a próxima edição da Jornada Mundial da Juventude.