Diocese da Guarda


O próximo Sínodo sobre a Família é o principal ponto da agenda da reunião do Conselho Presbiteral da Diocese da Guarda, marcada para esta sexta-feira, 13 de Fevereiro, no Seminário Maior. Para preparar a reunião o Bispo D. Manuel Felício enviou aos párocos o texto da ‘Relatio Synodi’ e as perguntas para preparar o próximo Sínodo dos Bispos que vai decorrer de 4 a 25 de Outubro de 2015, com o tema ‘A vocação e a missão da família na Igreja, no mundo contemporâneo’.
O Conselho Presbiteral vai dedicar toda a manhã ao relatório final da assembleia geral extraordinária do organismo consultivo que decorreu em Outubro de 2014, bem como ao questionário de 46 perguntas.
D. Manuel Felício explica que “as respostas também serão aproveitadas para através do Secretariado Diocesano da pastoral da família, elaborarmos a síntese da nossa Diocese que será enviada à Conferência episcopal”.
Recorde-se que o Vaticano pediu que os resultados desta consulta devem ser enviados à Secretaria Geral do Sínodo dos Bispos até 15 de Abril de 2015, para que possam ser estudados e valorizados na preparação do instrumento de trabalho, que será publicado antes do verão.
A apreciação do relatório de contas da Diocese é outro dos assuntos da reunião. Neste ponto haverá uma reflexão sobre as dificuldades que ainda existem na “aplicação das orientações sobre administração paroquial, nomeadamente sobre prestação de contas, e a paróquia e as necessidades gerais da Igreja”.
Da agenda fazem também parte os seguintes pontos: Pré- Seminário; dia da igreja diocesana (30 de Maio); programa da visita da Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima (27 de Setembro a 12 de Outubro); e a vivência da Quaresma.