Vagos


D. António dos Santos, Bispo Emérito da Guarda, foi distinguido com o Prémio Carreira, na XI Gala Vaga D’Ouro/Crédito Agrícola. O evento decorreu no dia 21 de Março, na Quinta das Azenhas do Boco, na freguesia de Soza, em Vagos.
Promovida pelo Jornal O Ponto e rádio Vagos FM, a Gala é, para a organização, “uma marca para Vagos e para os vaguenses” e um “momento de exaltação do que de melhor se faz no concelho de Vagos nas mais variadas vertentes de actuação”, para além de ser mote para também reconhecer uma carreira de “sucesso individual”. É uma noite que congrega, num só local, a “fina-flor da sociedade vaguense, que se sente representada e reflectida na Gala”, acrescentam Gustavo Neves, locutor e gestor de conteúdos da rádio vaguense, e Emídio Francisco, director do jornal.
D. António dos Santos nasceu em Quintã, Vagos, a 14 de Abril de 1932. Foi ordenado sacerdote em 1 de Julho de 1956, em Albergaria-a-Velha. Exerceu funções em Aveiro e foi pároco em Ílhavo antes de ser ordenado bispo, em 7 de Abril de 1976, em cerimónia realizada no pavilhão municipal de Ílhavo.
Entre 1976 e 1979 exerceu as funções de bispo auxiliar na Diocese de Aveiro. Em 17 de Novembro de 1979 foi nomeado bispo da Guarda, mantendo-se em actividade até 1 de Dezembro de 2005, altura em que resignou por motivos de saúde, sendo substituído por D. Manuel Felício.