Diocese da Guarda


Jose San Jose Prisco, um dos peritos que estiveram presentes na XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, é o orador convidado das Jornadas da Sinodalidade que vão decorrer no Seminário da Guarda, no dia 1 de Dezembro.
Com o tema ‘Igreja sinodal em missão’ estas jornadas de formação surgem no contexto do sínodo que ocorre na Igreja desde 2021 e na sequência da XVI Assembleia do Sínodo dos Bispos sobre a sinodalidade, com o objectivo de “aprofundar sobre esta dimensão constitutiva da Igreja e conhecer como foi a experiência particular de uma assembleia do sínodo dos bispos que decorreu de um modo estruturalmente diferente das anteriores assembleias, com a participação co-responsável de bispos, sacerdotes e leigos, incluídas mulheres”.
Para falar sobre o tema, foi pedida a colaboração de Jose San Jose Prisco, um dos peritos que estiveram presentes nesta assembleia e que publicou em 2022 o livro “Sinodalidad: Perspectivas teológicas, canonicas y pastorales”. Para além de apresentar os principais fundamentos históricos, teológicos, canónicos e pastorais da sinodalidade, também vai partilhar a sua experiência nesta assembleia, e proporcionar umas “Conversações no Espírito”, experiência base da reflexão na mesma assembleia.
O programa começa às 9.30 horas, com o acolhimento e oração da manhã. A primeira conferência sobre “Igreja sinodal: fundamentos históricos, teológicos, canónicos e pastorais da sinodalidade” está marcada para as 10.15 horas. Os trabalhos continuam às 12.00 horas com “Conversação no Espírito” (trabalho sinodal em pequenos grupos). Durante a tarde haverá um Plenário (14.15 horas), “A experiência sinodal da XVI Assembleia Sinodal dos Bispos” (15.15 horas) e diálogo aberto. A oração de encerramento será às 16.30 horas.