Diocese da Guarda


Penha de França, La Alberca e Ciudad Rodrigo foram os locais de visita do passeio do clero da Diocese da Guarda, no dia 24 de Maio, e que juntou cerca de três dezenas de participantes. Num encontro marcado pela oração e convívio, os participantes tiveram oportunidade de entrar no Santuário de Nossa Senhora da Penha de França que é regido pelos padres dominicanos. Situado no topo da Penha de França este Santuário integra o caminho dos Peregrinos de Santiago.
A passagem pelo Santuário de Nossa Senhora da Penha de França ficou marcada pela celebração da Missa que foi presidida pelo Bispo da Guarda.
Seguiu-se o almoço em La Alberca, o primeiro povoado rural da Espanha declarado Monumento Histórico Nacional. Um passeio pelo centro histórico deixa exposto o sabor tradicional das casas e ruas, construídas há séculos. Seguiu-se uma visita à igreja paroquial da Asunción, construída no século XVIII, que conserva em seu interior um púlpito de granito do século XVI e uma esplêndida cruz processional gótica em cobre dourado, além de uma figura do Cristo del Sudor atribuída a Juan de Juni. O grupo também esteve na Praça Mayor, de planta quadrada e rodeada de alpendres com colunas, que continua a ser o centro da vida social do lugar.
O passeio continuou em Ciudad Rodrigo, com uma visita guiada à Catedral.