Percurso dos sacerdotes foi lembrado ma Missa Crismal, na Sé da Guarda


Os padres que celebram este ano 60, 50 e 25 anos de ordenação sacerdotal foram lembrados esta manhã, 29 de Março, na homilia da Missa Crismal, presidida pelo Bispo da Guarda, na Sé da Guarda. D. Manuel Felício recordou o percurso dos padres José Júlio Esteves Pinheiro (60 anos), Casimiro Mendes Serra, Manuel Alberto Pereira de Matos (50 anos), José Carlos Figueiredo Boto, Carlos Manuel Dionísio de Sousa e Nuno Maria Almeida Silva (25 anos).
O Padre José Júlio Esteves Pinheiro foi ordenado por D. Domingos da Silva Gonçalves, em 20 de Julho de 1958. Iniciou a sua acção pastoral como presbítero com funções de coadjutor na Covilhã, primeiro (Paróquia da Conceição) e depois no Sabugal. A partir do ano de 1985 foi destacado para o serviço dos emigrantes portugueses em França, onde fez também percurso académico, no ensino universitário, até ao grau de doutoramento. De regresso a Portugal e à Diocese da Guarda, desenvolveu variada e importante actividade docente, como professor do Ensino Superior, incluindo da Universidade Católica. Concomitantemente continuou a dar colaboração a vários párocos através da Diocese, desempenhou funções de Delegado Diocesano para a Cultura e na assistência a movimentos.
O padre Casimiro Mendes Serra foi ordenado por D. Policarpo da Costa Vaz, em 4 de Agosto de 1968.
Começou o serviço pastoral de presbítero no arciprestado de Alpedrinha, passando por Mata da Rainha, Orca e Zebras. 19 anos depois, assumiu funções de pároco de Aldeia de Joanes e Aldeia Nova do Cabo, das quais foi desligado há um ano, continuando pároco “in solidum” de Castelejo, Telhado e Souto da Casa.
O padre Manuel Alberto Pereira de Matos também foi ordenado por D. Policarpo da Costa Vaz, em 4 de Agosto de 1968. Iniciou o seu percurso de presbítero no arciprestado de Trancoso, primeiro e depois no de Pinhel. Licenciou-se na Universidade Pública e prestou serviço docente no ensino oficial. Depois de fazer licenciatura em Pastoral na Universidade Católica em Lisboa foi chamado a trabalhar no Seminário Maior, primeiro como membro da equipa formadora e professor, e depois como Reitor, a partir de 1994 e até 2006. Entre os muitos cargos que lhe foram confiados destacam-se a liderança da equipa que preparou na Diocese o Congresso de Leigos de 1988, a direcção da Escola Teológica de Leigos, desde essa data e como capitular, a presidência do Cabido da Sé. Foi nomeado Vigário Geral em 2006, função que acumula com a administração paroquial de Panoias, Santana de Azinha e João Antão, no arciprestado da Guarda.
Em 2002 fez doutoramento em Teologia na Pontifícia de Salamanca, com uma tese sobre o “Pai Nosso” e desde então publicou vários livros, o último dos quais sobre o problema do fim e do sentido da existência e da história.
O Padre José Carlos Figueiredo Boto foi ordenado no dia 2 de Fevereiro de 1993, por D. António dos Santos. Foi nomeado para a equipa formadora do Seminário do Fundão ainda antes de ser ordenado presbítero e em 1995 foi transferido para a actividade paroquial no arciprestado de Gouveia, onde se mantém actualmente, com a responsabilidade das paróquias de Vinhó, Nespereira, Vila Ruiva, Vila Cortez e Figueiró. Tem no seu percurso pastoral o serviço de capelania do Centro de Saúde de Gouveia.
O Padre Carlos Manuel Dionísio de Sousa foi ordenado, por D. António dos Santos, em 11 de Julho de 1993. Começou a sua actividade como presbítero no arciprestado de Trancoso, onde se manteve até ao ano de 1999, desempenhando funções de Vigário Paroquial em Trancoso e depois pároco de Freches e Carnicães. Em 1999 foi nomeado para funções paroquiais no arciprestado do Fundão, onde serviu várias paróquias, entre elas Silvares, Castelejo e Souto da Casa. Em 2006 foi chamado para a Equipa Formadora do Seminário Maior da Guarda, com funções de Vice-Reitor, e acumulando as responsabilidades do Pré-Seminário, de arcipreste, de capelão do estabelecimento prisional da Guarda. Depois de formação complementar na Universidade Pontifícia de Salamanca em teologia Pastoral, assumiu funções de Pároco de S. Martinho na Covilhã e outras paróquias do mesmo arciprestado, passando também a fazer parte do Secretariado Diocesano de Coordenação Pastoral. Em 2017 foi transferido para o arciprestado de Seia, com as paróquias de Santiago, Carragosela, Sandomil, Vila Cova e S. Gião.
O Padre Nuno Maria Almeida Silva foi ordenado, em 8 de Dezembro de 1993, por D. António dos Santos. Pertenceu à equipa formadora do Seminário do Fundão ainda antes da ordenação sacerdotal e, em 1994, foi nomeado administrador da Paróquia do Paul, acumulando com outras paróquias do mesmo arciprestado da Covilhã. Cinco anos depois, foi transferido para o arciprestado de Seia, onde foi pároco de várias paróquias e capelão hospitalar do hospital Nossa Senhora de Assunção de Seia, até ao ano de 2017. Ainda em 2017 foi autorizado a dedicar algum tempo ao serviço pastoral de comunidade de emigrantes portugueses na Alemanha, mais propriamente na arquidiocese de Mainz. Integrou o Departamento de Património Cultural da Diocese da Guarda e frequentou a Universidade Pontifícia de Salamanca.