Arciprestado do Sabugal


Sabugal, Águas Belas, Aldeia de Santo António e Sortelha são as actuais paróquias do Padre Manuel Igreja Dinis. Com 73 anos, e depois de ter andado por vários arciprestados da Diocese, continua a “fazer o trabalho com fé e amor”.
“Já não sou o mesmo de outros tempos mas procuro dar o meu melhor”, disse ao Jornal A GUARDA. E acrescentou: “Noutros tempos fazia muitas coisas, tínhamos menos terras”. Recorda que, quando esteve pároco em Vila Fernando e Vila Garcia (Guarda), criou um grupo de teatro e construiu um salão paroquial onde decorriam os ensaios e eram apresentadas as peças. “Fizemos um salão paroquial, em Vila Fernando, que agora não tem utilidade”, explicou. Para o padre Manuel Igreja esta situação tem a ver com o facto de na altura haver muita juventude, ao contrário do que acontece agora que “não há lá ninguém”.
Agora, como pároco no arciprestado do Sabugal, reconhece que “é impossível ir a todo o lado”, pois, para além das sedes de paróquia, há quase uma vintena de terras que lhe estão agregadas. “No Sabugal celebro todos os dias, vou uma vez por semana às outras paróquias e aos outros lugares vou de vez em quando”, explica o padre Manuel Igreja.
Reconhece que é difícil atender todas as populações, principalmente no Verão, altura em que “todas querem festas”.
Ao olhar para o Sabugal diz que a população diminuiu e em termos de paróquia é uma “terra difícil e complicada”, devido ao facto de acolher pessoas de muitos lugares que não estão enraizadas no lugar.
Essencialmente rural, o Sabugal viu muita gente partir para França e os que ficaram encontram na autarquia, na Misericórdia e em algum comércio, os principais empregadores. Nota que a agricultura de tipo familiar tem tendência a desaparecer pelo facto de não haver circuitos comerciais de escoamento dos produtos.
Reconhece que “a prática religiosa não é muita” e que há muito mais funerais que baptizados. Em 2013, por exemplo, houve 50 funerais e apenas uma dúzia de baptizados. Mesmo assim, a frequência da catequese, principalmente até ao 6ºano, ainda é bastante significativa, apesar de ser cada vez mais escasso o número de catequistas.
No trabalho que realiza sente-se “acarinhado pelas pessoas” mesmo sabendo que já não tem a vitalidade de outros tempos. “Noto que podíamos ter feito mais e não fizemos, e que não fomos onde devíamos e podíamos ir”, explicou.
Fala com entusiasmo das excursões, em forma de peregrinação, com as gentes das paróquias por onde tem passado. A primeira peregrinação que organizou foi a Lourdes, quando era pároco em Vila Fernando. Santiago de Compostela, Covadonga e Roma também fazem parte dos lugares visitados. Nestas excursões, que aproveitou para evangelizar, criou grandes laços de amizade.
O Padre Manuel Igreja, natural do Rochoso (Guarda), foi ordenado em 1965, em Gouveia. Em Outubro desse ano foi nomeado pároco de Azinhal, Valverde e Peva, no arciprestado de Almeida. Seguiram-se as paróquias de Vila Fernando, Adão e Vila Garcia, de onde transitou para o Seminário do Fundão e, mais tarde, para Alpedrinha, Orca e Zebras. Actualmente é pároco de Sabugal, Águas Belas, Aldeia de Santo António e Sortelha.