Para glória de Deus…


“Tenha-se em grande apreço na Igreja latina o órgão de tubos, instrumento musical tradicional e cujo som é capaz de dar às cerimónias do culto um esplendor extraordinário e elevar poderosamente o espírito para Deus.”
Assim o expressou o concílio Vaticano II, na Constituição sobre a divina liturgia Sacrosanctum Concilium, que o órgão de tubos continuasse a ser um instrumento de culto e de cultura.
A celebração da liturgia da Igreja tem, essencialmente, duas finalidades: tributar a Deus a glória do seu Nome e santificar os fiéis, na participação dos dons divinos. Neste sentido, a Igreja, ao longo dos séculos, sempre cuidou da beleza da liturgia, com recurso às artes humanas, para que o Homem possa oferecer ao seu Deus o melhor de si mesmo, agradecendo, deste modo, tudo quanto Deus faz por ele. Neste sentido se pode e deve compreender a recomendação conciliar para que “se tenha em apreço o órgão de tubos” na sagrada liturgia.
Como é sabido, está em curso a construção do novo órgão de tubos da Sé, projeto há tanto tempo desejado e que procura ser, ao mesmo tempo, um instrumento para embelezar a divina liturgia da Catedral (igreja mãe) e enriquecer a cultura musical da região interior. A construção do órgão está a decorrer a bom ritmo, nas oficinas de Fréderic Desmottes (Landete- Espanha).
É certo que se trata de um investimento monetário significativo (800.000 euros), como o foi no passado a construção da catedral, o retábulo de João de Ruão, as talhas dos altares, os anteriores órgãos, os cadeirais dos cónegos. É património que os nossos antepassados nos legaram e que nos cabe agradecer, preservar e transmitir às gerações futuras.
É assim que devemos também encarar este projeto do órgão de tubos: trata-se de enriquecer o património artístico da nossa Catedral, para que esta geração, e as gerações vindouras, possam disfrutar de algo belo que contribua para o seu enriquecimento humano.
A Diocese da Guarda, parceira do projeto com a DRCC, através da campanha “tubo a tubo”, apela à ajuda económica de pessoas e instituições nesta causa, que tanto vai honrar e engrandecer a nossa Catedral egitaniense. Colabore com o seu donativo (tubo) na construção deste belo instrumento e sinta-o como seu.