Liga dos Servos de Jesus


Monsenhor Fernando Silva de Matos, postulador da causa de beatificação e canonização de D. João de Oliveira Matos, antigo bispo auxiliar da Diocese da Guarda, visitou algumas casas da Liga dos Servos de Jesus, no dia 13 de Setembro. A visita tinha sido anunciada na sessão solene da Festa anual da Liga dos Servos de Jesus, no dia 9 de Setembro, pelo Bispo de Aveiro, D. António Moiteiro Ramos, vice postulador da causa.
A visita começou no Outeiro de S. Miguel, Com a celebração da Missa presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, e em que concelebraram D. António Moiteiro Ramos, bispo de Aveiro, o padre Manuel Igreja Dinis, Assistente Espiritual da Liga dos Servos de Jesus, e Monsenhor Fernando Silva de Matos. A missa contou ainda com a participação de um pequeno grupo de Servos de Jesus, amigos e simpatizantes da Liga.
A comitiva que acompanhava Monsenhor Fernando Matos seguiu para o Rochoso, para a chamada “casa-berço”, depois de ter feito uma paragem no Abrigo da Sagrada Família, na Sequeira.
Na Cerdeira, a comitiva entrou na antiga casa do Carolo onde viveu o desembargador até à sua morte, em Fevereiro de 1931 e onde, no mesmo ano, nasceu a Escola Regional Dr. José Dinis da Fonseca.
A visita terminou na Guarda, na casa de Santa Luzia, onde se encontram o arquivo e o secretariado da causa de beatificação do Servo de Deus D. João de Oliveira matos, já reconhecido pela Santa Sé, em 3 de Junho 2013, com virtudes em grau heróico.
Monsenhor Fernando de Matos mostrou-se muito satisfeito por ter percebido melhor a vida e obra do santo de cuja causa se constituiu formalmente postulador com toda a documentação necessária já assinada.