Liga dos Servos de Jesus


A Serva de Jesus, Miguelina Marques Abadesso, morreu no dia 15 de Março, aos 86 anos de idade. O funeral foi presidido pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, tendo concelebrado o assistente da Liga dos Servos de Jesus, Padre Manuel Igreja, alguns sacerdotes amigos da obra fundada por D. de Oliveira Matos. A Missa de Exéquias decorreu na capela do Outeiro de São Miguel, seguindo o cortejo fúnebre para o cemitério da Castanheira, concelho da Guarda.
Miguelina Marques Abadesso nasceu a 15 de Agosto de 1935, na Castanheira, uma freguesia da Guarda. Era a sexta de um grupo de dez irmãos.
Ainda bastante nova aderiu à Liga dos Servos de Jesus, atraída pelo carisma de D. João de Oliveira Matos, um santo a caminho dos altares.
Esteve bastante tempo doente, com os ossos muito deformados, mas sem nunca se queixar. Em casa e no hospital não podia estar sem o terço, a devoção a Nossa Senhora foi uma constante na sua vida, mesmo antes da doença.
O dinheiro pessoal e, o que lhe vinha da família, costumava empregá-lo em favor das missões e na ajuda à Igreja que Sofre.
Gastou o seu tempo na cozinha ou a organizar a roupa - na lavagem e na costura, a acondicionar os pertences daqueles que, sem família, a tinham a ela como suporte para o seu bem-estar.
Quem a conheceu diz que “a sua maior devoção, foi a Eucaristia”. E acrescenta: “Quando pressentia que havia missa lá em casa, ficava inquieta, temia que não a chamassem. Ia mais cedo para a capela”.