Liga dos Servos de Jesus


A Irmã Maria de Lurdes Jacinto Cerieiro, da Liga dos Servos de Jesus, faleceu no dia 9 de Novembro. No dia seguinte, foi velada na capela de Santa Luzia, na Guarda, e a família resolveu juntá-la aos seus, na sua terra natal, no Fundão. Aí foi a sepultar no dia onze, dia de S. Martinho, bispo e padroeiro da referida paróquia do Fundão.
A Missa exequial foi presidida pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício, tendo concelebrado o Assistente da Liga, Padre Manuel Igreja e mais quatro sacerdotes. Participaram na celebração muitas irmãs, servos externos e pessoas mais chegadas.
A irmã Maria de Lurdes Jacinto Cerieiro nasceu na freguesia de Fundão, no dia 12 de Maio de 1927.
Passou pelo Seminário da Guarda onde desempenhou a função de Coordenadora das irmãs. Deixou a comunidade do Seminário da Guarda no ano de 1973-1974 para integrar a comunidade de Santa Luzia.
Nos anos oitenta serviu o Bispo D. Policarpo da Costa Vaz, que, entretanto, tinha resignado e se acolhera na Casa de Santa Luzia.
“Mulher sempre atenta e observadora nunca deixava de dar a sua opinião ou fazer o seu reparo ou comentário. Procurava estar presente em todos os eventos da liga e participava com regularidade em todas as acções de formação”
Com a doença foi para o hospital da Guarda, posteriormente para o hospital de Coimbra e finalmente para a casa de S. João de Deus, na Guarda.