Diocese da Guarda


A Irmã Maria Helena Rodrigues, da Liga dos Servos de Jesus, faleceu no dia 29 de Junho de 2022.
Nasceu na aldeia de Carpinteiro, freguesia de Casal de Cinza, em 20 de Outubro de 1934 e viveu grande parte da sua vida, 59 anos, em total entrega e generosidade na casa D. Isabel Trigueiros, no Fundão.
Foi uma pessoa muito discreta e simples, mas sempre muito atenta a tudo e a todos, em especial às meninas que teve ao seu cuidado na valência do Lar. Destacou-se também pelo grande sentido de comunhão com a igreja que exprimia na união ao pároco e na oração pelos sacerdotes.
Teria 13 anos quando ingressou na comunidade do Outeiro de S. Miguel, na Guarda. Passou por diversas comunidades e também esteve em Monte Brito, no Alentejo. Nessa altura tinha vinte anos e a vocação “bem aprofundada e esclarecida”. Mais tarde foi enviada para abrir a creche-abrigo de Santo António, na Orca.
Quando morreu D. João de Oliveira Matos, fundador da Liga dos Servos de Jesus, a irmã Helena estava no Paul. A partir dessa altura dedicou a vida ao serviço da casa D. Isabel Trigueiros, no Fundão. Também era uma presença habitual no Seminário do Fundão.
Foi sepultada no cemitério da Guarda.