Na Quinta-Feira Santa, na Sé da Guarda


A Missa Crismal, em Quinta-Feira Santa, este ano no dia 2 de Abril, que o Bispo concelebra com os presbíteros de toda a diocese, e dentro da qual consagra o santo crisma e benze os outros óleos, é considerada uma das principais manifestações da plenitude do sacerdócio do Bispo e sinal da íntima união dos presbíteros com ele.
É com o santo crisma consagrado pelo Bispo que os recém-baptizados são ungidos e que os confirmandos são marcados. Com o óleo dos catecúmenos são preparados e dispostos os catecúmenos para o Baptismo. Com o óleo dos enfermos são aliviados os doentes nas suas enfermidades.
O Pontifical Romano refere que “a Liturgia cristã fez seu o costume do Antigo Testamento, em que os reis, os sacerdotes e os profetas eram ungidos com o óleo da consagração, pois eram figuras de Cristo, cujo nome significa Ungido do Senhor”. E acrescenta: “Do mesmo modo, com o santo crisma, também se mostra que os cristãos, inseridos pelo Baptismo no mistério pascal de Cristo, mortos e sepultados com o Senhor e com Ele ressuscitados, se tornam participantes do seu sacerdócio real e profético, e, pela Confirmação, recebem a unção espiritual do Espírito Santo que lhes é dado”.
Com o óleo dos catecúmenos, é ampliado o efeito dos exorcismos, pois que os baptizandos são fortalecidos para poderem renunciar ao demónio e ao pecado, antes de se aproximarem da fonte da vida e de nela renascerem.
O óleo dos enfermos, cujo uso é atestado por São Tiago, proporciona aos doentes o remédio para a alma e para o corpo, a fim de poderem suportar e superar com fortaleza os males e alcançarem o perdão dos pecados.
A Missa Crismal na Sé da Guarda é presidida por D. Manuel Felício e está marcada paras as 10.30 horas.