Diocese da Guarda


A Liga dos Servos de Jesus está a promover o centenário da fundação, em várias paróquias da Diocese da Guarda. No último domingo, 5 de Novembro, a Coordenadora Geral da Liga, Irmã Irene Fonseca e a Irmã Alzira Cunha Matias, estiveram em Fernão Joanes, Famalicão da Serra e Vale de Estrela, onde participaram na Missa e deram testemunho sobre os cem anos desta obra fundada pelo antigo bispo auxiliar da Guarda, D. João de Oliveira Matos.
De forma simples e concisa, Irene Fonseca apresentou a Liga dos Servos de Jesus e o trabalho que tem desenvolvido ao longo dos últimos cem anos não só na Diocese da Guarda mas também noutros lugares de Portugal e mesmo em Angola.
Lembrou as iniciativas que estão programadas e a decorrer com as quais a liga pretende assinalar o centenário da fundação, nomeadamente o ciclo de conferências e a Missa de encerramento marcada para o dia 11 de Fevereiro, às 16.00 horas, na Sé da Guarda.
Irene Fonseca falou do antigo bispo auxiliar da Guarda, D. João de Oliveira Matos, declarado venerável pela Santa Sé em Junho de 2013 e pediu orações para se alcançar a graça da canonização.
“Sabemos que o senhor D. João é santo mas precisamos de um milagre, para que seja beatificado, e por isso pedimos a vossa oração, neste ano em que estamos a celebrar o centenário da fundação da Liga dos Servos de Jesus”, referiu Irene Fonseca. E acrescentou: “Gostávamos muito de ter uma representação da vossa paróquia na Missa do 11 de Fevereiro, na Sé da Guarda”.
A Coordenadora da Liga disse que o bispo de Aveiro, D. António Moiteiro, foi o primeiro orador do ciclo de conferências e que falou sobre “As intuições do Fundador da Liga dos Servos de Jesus”. Lembrou que ainda estão anunciadas as conferências com o Bispo de Viseu, D. António Luciano (18 de Novembro) e com o pároco de Celorico da Beira, Padre José Manuel Martins (9 de Dezembro).
A divulgação do Carisma herdado de D. João de Oliveira Matos também já aconteceu no Fundão, Enxames, Souto da Casa, Covilhã, Cantar Galo, Vila do Carvalho e Peso.
Na cidade da Guarda, os textos de D. João de Oliveira Matos têm sido meditados na Adoração ao Santíssimo, na capela de São Pedro.
A Liga dos Servos de Jesus também já promoveu um encontro dos antigos alunos (19 de Agosto) e formação aos colaboradores do Instituto de São Miguel (2 de Setembro).
No âmbito das comemorações também está programada a abertura de uma exposição temporária comemorativa do centenário, na ExpoEcclesia, na Guarda, ainda durante o mês de Novembro.
A Liga dos Servos de Jesus, sediada na cidade da Guarda, foi criada por D. João de Oliveira Matos, no dia 11 de Fevereiro de 1924 e, actualmente, está presente na Guarda (Santa Luzia, Sequeira, Outeiro de São Miguel, Centro de Acolhimento S. João de Deus, Paço Episcopal, Seminário), Covilhã (Abrigo dos Pequeninos e Centro Cultural e Social), Ruvina, Celorico da Beira, Rochoso, Orca, Cerdeira do Côa, Manteigas, Fundão, Fátima, Figueira da Foz e Kilenda (Angola).