Diocese da Guarda


Departamento da Pastoral Familiar da Diocese da Guarda vai realizar as Jornadas Diocesanas da Pastoral da Família, este sábado, dia 14 de Maio, no Seminário da Guarda.
A partir do tema “Famílias XXI - Os Jovens e a Família”, o programa começa às 9.15 horas, com o acolhimento, a que se segue um tempo de oração e a abertura dos trabalhos pelo Bispo da Guarda, D. Manuel Felício.
“Território, Demografia e Realidade Social da Diocese da Guarda” e “Ética: família, jovens e envelhecimento” são os assuntos das conferências marcadas para as 10.00 e 12.00 horas, respectivamente.
D. Manuel Felício explica que “ao longo deste ano pastoral foi feito o levantamento sobre as condições em que as famílias vivem e também sobre as realidades humanas e sociais que não podem contar com o necessário apoio de uma família, como é o caso de crianças nascidas e que não têm o aconchego familiar desejável, seja porque abandonadas pelo pai e pela mãe, seja porque entregues a famílias monoparentais”.
Os trabalhos terminam com a resenha das conferências sobre “direito matrimonial”, em que serão oradores Lúcia Leitão e Joaquim Pinheiro, com moderação de Cristina Sousa.