Diocese da Guarda


O Departamento da Pastoral Familiar promoveu, a Jornada Diocesana de Pastoral Familiar, no dia 14 de Maio, no Seminário da Guarda. Esta iniciativa aconteceu dentro da Semana da Vida e na véspera do Dia Internacional da Família, celebrado desde 1994 por decisão da ONU.
“Esta jornada pretendeu destacar aspetos da formação sobre Direito Matrimonial desenvolvida em três conferências, ao longo do ano, e apresentar dados estatísticos sobre a realidade das famílias na nossa Diocese e por cada um dos seus sete arciprestados, em pontos concretos como os seguintes – números de casamentos católicos e civis, de uniões de facto, de filhos nascidos fora do casamento e outros aspetos que necessaria­mente temos de ter em conta nas iniciativas para ir ao encontro das famílias, sobretudo daquelas que mais sofrem”, referiu o Bispo da Guarda.
D. Manuel Felício adiantou que “estes dados serão reflectidos em cada arciprestado para, a partir deles, poderem ser definidas as ações que se impõem para fazer o devido acompanhamento das famílias”.
Recorde-se que o tema da Família faz parte do programa pastoral diocesano previsto para o corrente ano e para o próximo.