A Diocese da Guarda promove, no dia 11 de Outubro, a Jornada Diocesana de Pastoral

em que será apresentado o programa pastoral diocesano do ano 2014-2015. A iniciativa terá lugar no Centro Apostólico Dom João de Oliveira Matos a partir das 9.30 horas.
“Este ano queremos partir da Constituição dogmática ‘Dei Verbum’ do Concílio Vaticano II para repensarmos as formas de fazer evangelização e catequese em toda a nossa Diocese”, explica D. Manuel Felício. E acrescenta: “Outra ajuda com que contamos é o texto programático da exortação apostólica do Papa Francisco Evangelii Gaudium”.
Na jornada serão apresentados os cadernos de reflexão e formação “junto dos grupos de base, essencialmente constituídos por cooperadores pastorais”. Os cadernos vão abordar os seguintes temas: “Dei Verbum – Palavra de Deus e a sua presença na história; “As tentações dos agentes pastorais”; “A homília e a sua preparação”; “Implicações da evangelização na inclusão social dos pobres, na paz e no diálogo social”; “A lectio divina”; “A pastoral familiar”; “Acompanhamento pastoral dos casais novos”.
No decorrer dos trabalhos “faremos também o primeiro balanço das reflexões desenvolvidas no ano passado que nos chegaram sobre a Igreja que somos e a Igreja que queremos ser, à luz das Constituições do Vaticano II Lumen Gentium e Gaudium et Spes”, adianta o Bispo da Guarda.