Diocese da Guarda


O seminarista Tiago Miguel Gomes Fonseca foi instituído no ministério de Leitor, no dia 19 de Março, solenidade de São José, na Capela do Seminário Maior da Guarda.
A celebração decorreu na Eucaristia, presidida pelo Bispo da Guarda e concelebrada pelos sacerdotes ligados ao Seminário. Estiveram, igualmente, presentes os familiares do Leitor instituído, bem como os seminaristas diocesanos.
Na homília, D. Manuel Felício começou por destacar a figura de São José, realçando a generosa solicitude da sua resposta à missão que Deus lhe confiara, a de guardião do Redentor e esposo da Virgem Maria, apresentando-o como modelo de total confiança nos desígnios de Deus.
Seguidamente abordou a importância do ministério do leitorado, para a vida da Igreja, sublinhando a sua nobre missão de proclamar a Palavra de Deus, não só na assembleia litúrgica, mas, meditando-a atenta e docilmente e, assim por meio do seu anúncio, melhor servir o povo de Deus.
“Esperançosos, elevamos ao Senhor da Messe as nossas súplicas, para que, por intercessão de São José, o Tiago Fonseca possa na sua vida, por meio do ministério recebido, proclamar aos homens do nosso tempo, a Palavra de Deus”, referiu o Bispo da Guarda.
O Tiago Fonseca é natural da Covilhã e frequenta o 5º ano de Teologia, no Seminário Maior Interdiocesano de S. José, em Braga, que acolhe os seminaristas das Dioceses da Guarda, Viseu, Lamego e Bragança-Miranda.