Encontro Preparatório Internacional decorreu em Fátima


No Encontro Preparatório Internacional da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023, que decorreu em Fátima a 17 e 18 de Outubro, com delegações de todo o mundo, foi dado a conhecer o preço dos vários pacotes de peregrinos e que corresponde à participação de cada um nos gastos de alimentação, alojamento, transportes, seguro e kit do peregrino.
Para toda a semana da jornada, fica a cargo de cada peregrino o montante de 235 Euros (230 Dólares); quem se inscreve só no fim de semana 125 Euros (120 Dólares); e aos voluntários, para duas semanas e de igual forma com tudo incluído, terão um pacote especial por 145 Euros (140 Dólares).
“O que tentámos foi esmagar ao máximo o que possam ser os custos a repercutir no que é o esforço de cada jovem, para que eles possam participar, mas com algum receio e algum medo dos preços reais da vida e das coisas em agosto de 2023”, explicou D. Américo Aguiar.
O presidente da Fundação JMJ Lisboa 2023 disse que a organização partilhou com os jovens “o menor esforço possível para que eles possam participar, esperando que corra bem e, se correr menos bem, caberá à organização encontrar soluções para a diferença que possa surgir”.
O Encontro juntou mais de 300 delegados de cerca de 100 países, tendo em vista a preparação da Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Portugal, entre os dias 1 e 6 de agosto de 2023.
O prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida (Santa Sé), cardeal Kevin Farrell, destacou que a próxima Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, é uma das “mais importantes”, por acontecer no pós-pandemia.
O cardeal Farrell apresentou a JMJ como o “maior acontecimento juvenil” do mundo, assumindo que a mesma exige “grandes esforços logísticos e organizativos”. Este responsável sustentou que é preciso “deixar que os jovens sejam protagonistas”, com as suas “ideias criativas”.