Mensagem de D. Manuel Felício para a Quaresma 2023
A renúncia quaresmal deste ano, da Diocese da Guarda, é destinada a ajudar as vítimas do terramoto que afectou a Síria e a Turquia, bem como os jovens mais carenciados para que possam participar na Jornada Mundial da Juventude, no próximo verão.
Na mensagem da Quaresma 2023, o Bispo da Guarda explica que “a nossa renúncia quaresmal deste ano destina-se às vítimas do terramoto que afectou a Síria e a Turquia e uma parte também para ajudar os nossos jovens mais carenciados a ter possibilidade de participar na Jornada Mundial da Juventude, no próximo verão”.
A renúncia é uma prática concreta que a Igreja indica aos fiéis para melhor viver o espírito da Quaresma. Consiste em abdicar de certas coisas legítimas para ajudar a viver o desapego e o desprendimento. Depois, o valor monetário que resulta das renúncias realizadas, em espírito de oração e conversão, é encaminhado para uma situação de carência socioeconómica.
Na mensagem deste ano, D. Manuel Felício lembra que “a Quaresma é o grande retiro de todo o povo de Deus, em preparação para viver as alegrias da Páscoa”. No texto (ver página 5), o prelado pede aos fiéis da Diocese da guarda que caminhem juntos “rumo à grande meta do Tríduo Pascal, com a Pessoa de Cristo Ressuscitado e vivo sempre à frente, apontando-nos o caminho da nossa renovação pessoal e das nossas comunidades”.
O Prelado lembra que “temos pela frente 40 dias que nos interpelam, sobretudo pela escuta mais atenta da Palavra de Deus e pela celebração dos sacramentos, mas também pelo renovado esforço para aprofundarmos a comunhão com Cristo e uns com os outros”.
Pede “especial atenção às propostas para caminhar juntos” da Comissão Sinodal Diocesana, e recorda que “a Igreja se prepara para viver dois sínodos sobre a sinodalidade”.
D. Manuel Felício adianta que “a Quaresma é, assim, também tempo favorável para exame de consciência, diante de Deus e da Sua Palavra”. Lembra que “ todos temos necessidade de conversão e sabemos que Deus nos espera sempre, em Sua Misericórdia sem limites, para nos dar o abraço do reencontro, principalmente através do Sacramento da Reconciliação”.
O Bispo da Guarda lembra a Mensagem para a Quaresma do Papa Francisco que convida “a subir ao monte, com todo o esforço que é preciso fazer em qualquer subida, para fazermos a experiência feliz e antecipada de Cristo Ressuscitado e depois regressarmos mais motivados à planície do nosso caminhar conjunto de Povo de Deus”.