Janeiro de Cima | Fundão


Janeiro de Cima, no concelho do Fundão, celebra, no dia 20 de Janeiro, a Festa do Bodo, em Honra de São Sebastião. A celebração da missa está marcada para as 12.00 horas.
De acordo com a lenda, em meados do século XVIII, a população de Janeiro de Cima foi assolada por uma forte epidemia que causou inúmeras vítimas. Os habitantes de Janeiro de Cima pediram emprestada a imagem de S. Sebastião, advogado das fomes, pestes e guerras, a Janeiro de Baixo, uma aldeia vizinha.
Com receio de contágio, os habitantes de Janeiro de Baixo não permitiram a aproximação dos habitantes de Janeiro de Cima. Na madrugada do dia seguinte atravessaram a imagem do seu santo numa barca e depositaram-na na outra margem do Zêzere regressando rapidamente à sua aldeia.
Como o santo ouviu as preces e afastou a epidemia, Janeiro de Cima cumpriu a sua promessa e construiu uma capela com imagem. Este agradecimento perpetua-se todos os anos com a Festa do Bodo. Na celebração, os mordomos contribuem para um bodo, de pão e vinho, que simbolicamente percorre em procissão, as ruas da aldeia e depois vai até ao monte da capela do santo, onde é servido a toda a comunidade.