Guarda | JMJ 2023

 

O COA - Comité Organizador Arciprestal Guarda Manteigas está a promover uma campanha de sensibilização junto das famílias do arciprestado para se inscreverem nos Dias da Diocese, que acontecem na semana anterior às Jornadas Mundiais da Juventude, de 26 a 31 de Julho
Um pouco por todo o arciprestado estão a ser distribuídos mais de cinco mil flyers que explicam a dinâmica dos Dias na Diocese e o que é necessário para ser Família de Acolhimento.
O folheto lembra que “em 2023 o nosso país irá receber as JMJ-Jornadas Mundiais da Juventude e na semana anterior, de 26 a 31 de Julho, terão lugar os Dias na Diocese”. Acrescenta que “nessa semana, milhares de jovens chegarão ao nosso país para serem acolhidos nas várias dioceses, com o intuito de conhecerem melhor a região, a cultura, igreja local e tradições. Assim, as famílias da nossa Diocese, em particular do nosso Arciprestado, são desafiadas a acolher jovens peregrinos nas suas casas, num verdadeiro espírito de fraternidade, comunhão e partilha”.
Nas informações é referido que “ser Família de Acolhimento é uma das formas de participar e viver a JMJ a partir de casa, recebendo os jovens e sendo também convidados a participar nas diferentes actividades que o COA - Comité Organizador Arciprestal irá organizar nessa semana”. E acrescenta: “Estas devem receber e alojar os jovens peregrinos numa experiência de partilha e crescimento cultural e espiritual. Esta é, sem dúvida, uma experiência rara e muito gratificante, que se revela normalmente como uma das melhores recordações de vida, tanto para quem acolhe como para quem é acolhido”.
Explica que “para ser família de Acolhimento é essencial ter vontade de acolher” e que “não são necessárias grandes instalações ou comodidades- é como se acolhesse um amigo”.
As Famílias de Acolhimento terão de garantir dormida, para no mínimo dois jovens; garantir pequenos-almoços e jantares; facilitar o transporte de e para os pontos de encontro diários; comunicar e dialogar com os jovens, mesmo que não se domine a língua de origem; e assumirem o compromisso, desde o primeiro momento, na decisão de ser Família de Acolhimento.