Diocese da Guarda - Liga dos Servos de Jesus


A Irmã Maria Conceição Elias, da Liga dos Servos de Jesus, faleceu a 11 de Outubro de 2023. O funeral foi no dia seguinte, 12 de Outubro, com Missa Exequial no Outeiro de São Miguel, sendo sepultada no cemitério da freguesia de Arrifana, de onde era natural.
Maria da Conceição Elias nasceu na Arrifana, a 30 de Dezembro de 1938. A vocação à santidade ouviu-a, ela, muito nova, durante um retiro organizado pela Liga dos Servos de Jesus, no Outeiro de São Miguel, comunidade na qual entrou a fim de participar na Adoração ao Santíssimo, que se faz nessa casa e na reparação pelo trabalho. Concretamente, era cozinheira e vigilante das crianças ali acolhidas.
Apesar da sua instrução académica ser básica, isso não a cingiu. Fez um curso de promoção que a habilitou a lidar com crianças e, nos cinco anos seguintes colaborou no jardim infantil de Lagarinhos, uma localidade no município de Gouveia. Mais tarde, participou na abertura do Centro Apostólico D. João de Oliveira Matos.
Em 2000, mudou-se para a Casa de Santa-Luzia, na Guarda.
No ano de 2000, assumiu a responsabilidade pela casa-berço, no Rochoso, onde a Liga dos Servos de Jesus pretendia promover retiros de formação espiritual para leigos integrando-se, para isso, na “Casa de Trabalho: Jesus, Maria e José”.
Em 2002 foi vítima de um AVC, e devido às sequelas foi recebida no serviço de acamados da Casa de Acolhimento de São João de Deus.