Semana dos Seminários


Os seminários preparam os futuros sacerdotes, a quem o Senhor Jesus, único Bom Pastor, confia o pastoreio das pessoas e das comunidades.
Durante esta Semana dos Seminários somos todos convidados a revisitar a passagem bíblica em que Jesus, entrando na barca do pescador Simão, dali ensinou a multidão e, no final lhe diz –“Faz-te ao largo” e aos outros pescadores - “Lançai as redes para a pesca” (Lucas, 5, 1-10).
A experiência daquela noite não tinha sido boa, mas, pelo sim pelo não, confiados na Palavra do Mestre, obedeceram. “Porque tu o dizes, lançarei as redes” – são palavras de Simão Pedro.
A surpresa da pesca abundante foi tão grande que todos vieram prostrar-se aos pés de Jesus, cheios de medo.
Ficam para nós também as palavras finais de Jesus a Simão –“Não tenhas medo. Doravante serás pescador de homens”.
Os seminários são lugares onde jovens, que começaram já a escutar o convite de Jesus para a missão de fazer caminho com as comunidades e com as pessoas ao encontro do mesmo Jesus, aprofundam esse convite e fazem a formação necessária para lhe darem a devida resposta no futuro exercício do Ministério Sacerdotal. “À tua palavra lançarei as redes” – é hoje para os seminaristas a atitude fundamental que precisa de ser continuamente desenvolvida. Só a comunhão com Cristo e a confiança inabalável na Sua Palavra podem garantir o sucesso da missão.
O tempo de seminário é o tempo para discernir bem e consolidar a chamada do Mestre e fazer a necessário formação para o desempenho do Ministério sacerdotal. Nesta formação intervém a equipa formada para o efeito mandatada, mas também e necessariamente intervêm as comunidades cristãs e as famílias, onde a vocação começou a germinar e muito particularmente os grupos de jovens onde se cultiva a Fé e, com iniciativas e linguagem própria, a proposta de Jesus vai ganhando corpo.
Esta Semana dos Seminários pretende envolver-nos a todos na obra das vocações sacerdotais, através da oração, do testemunho e de iniciativas variadas para levar às comunidades, às famílias e aos jovens em si mesmos o apelo de Jesus para a missão.
E porque esta obra precisa também de apoio material, os ofertórios do próximo domingo, em todas as assembleias dominicais, são para os seminários.
4.11.2023
+Manuel da Rocha Felício, Bispo da Guarda