Igreja | Liturgia


“Celebrar com os jovens – Rumo à JMJ Lisboa 2023” é o tema proposto pelo Secretariado Nacional de Liturgia, parta o 46º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica que vai decorrer em Fátima, de 25 a 28 de Julho.
Este encontro quer colocar os jovens no centro das celebrações, convocando-os para o caminho rumo à Jornada Mundial da Juventude, em Lisboa, em 2023. “A pastoral litúrgica associa-se à Igreja, em Portugal, nos preparativos para a Jornada Mundial da Juventude 2023 a realizar em Lisboa e dedica este encontro à temática “Celebrar com os jovens – Rumo à JMJ Lisboa 2023” refere o Secretariado Nacional de Liturgia em comunicado.
O programa do encontro apresenta conferências que propõem reflexão em torno da participação dos jovens na liturgia, a dimensão comunitária da liturgia, também a “Liturgia na pastoral juvenil vocacional”, “Os jovens e a música para a liturgia” e ainda “Cuidar da linguagem simbólica das celebrações litúrgicas em perspectiva ecológica”.
“O Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é uma proposta de estudo e de práticas litúrgicas que vão abrindo caminhos novos na renovação conciliar da liturgia”, apresenta o comunicado que deseja estender a participação a todos quantos possam estar interessados na formação e na pastoral litúrgica, “sobretudo os que exercem ministérios litúrgicos”.
O 46.º Encontro Nacional de Pastoral Litúrgica é organizado pelo Secretariado Nacional de Liturgia, após dois anos de interrupção devido à pandemia.