De 9 a 11 de Setembro, em Fátima


“A dimensão social do anúncio do Evangelho – Desafios do Papa Francisco” é o tema do XXIX encontro da Pastoral Social que decorre em Fátima, de 9 a 11 de Setembro.
A iniciativa é promovida pelo Secretariado Nacional da Pastoral Social e terá os seguintes conferencistas: o presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, D. Manuel Clemente; o presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social da Conferência Episcopal Espanhola, D. Juan José Omella; o bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda;
A reflexão do encontro será inspirada no quarto capítulo da exortação apostólica “Evangelli Gaudium”, do Papa Francisco.
Nesse documento, o Papa argentino salienta que é indispensável prestar atenção” às novas formas de pobreza e fragilidade”, como “os sem-abrigo, os toxicodependentes, os refugiados, os povos indígenas, os idosos cada vez mais sós e abandonados” e as vítimas de “tráfico” humano e exploração sexual.
Francisco recorda também a situação dos “migrantes” e a necessidade de trabalhar para que os países possam dar corpo a “uma abertura generosa que, em vez de temer a destruição da identidade local, seja capaz de criar novas sínteses culturais”.
No primeiro dia do encontro vai realizar-se, no mesmo local, um jantar de homenagem ao monsenhor Vítor Feytor Pinto.