D. Manuel Felício entrou na Diocese da Guarda há 15 anos

D. Manuel Felício assinalou, no dia 16 de Janeiro, a chegada à Guarda como Bispo Coadjutor. Nomeado pelo Papa S. João Paulo II, entrou na Diocese com a missão de substituir D. António dos Santos.Para marcar os 15 anos ao serviço da Diocese da Guarda presidiu à Eucaristia, na Sé Catedral. Na homilia destacou alguns dos momentos pastorais mais importantes que viveu ao longo de 2019. Recordou a participação nas Jornadas Mundiais da juventude, realizadas no Panamá; as visitas realizadas às IPSS de inspiração cristã; a Ordenação de mais um sacerdote, o Padre Daniel Barroso e mais 4 diáconos permanentes; a saudação ao novo cardeal Português, D. José Tolentino Mendonça e a vinda do novo Núncio Apostólico par Portugal, D. Ivo Scapolo; a atribuição do nome do Cardeal D. José Saraiva Martins a uma avenida da nossa cidade; aCelebrámos, na cidade de Seia, dos 175 anos do movimento do Apostolado da Oração; a participação numa Escola de Verão organizada pela Conferência das Igrejas da Europa, em Lisboa, subordinada ao tema – os direitos humanos, resposta ao populismo; e a celebração dos 71 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Considerou que “o mais importante do trabalho realizado ao longo do último ano em favor da nossa vida diocesana esteve certamente para além das preocupações e dos eventos” enunciados e apontou como exemplo “os contactos silenciosos com sacerdotes, diáconos, leigos e serviços diocesanos”. Concluiu dizendo: “Dou graças pelo muito bem que se fez ao longo deste ano como também me penitencio pelo erros cometidos e pelo bem que, sendo devido, não chegou a ser realizado”.D. Manuel da Rocha Felício nasceu a 6 de Novembro de 1947, na freguesia de Mamouros, concelho de Castro Daire, Viseu.