A partir do dia 1 de Dezembro


A Diocese da Guarda está a propor, a todas as paróquias, uma caminhada comum para o Advento 2019. A iniciativa pretende “aprofundar a vivência do Tempo do Advento e Natal de cada cristão; tomar consciência de que Jesus quer nascer no nosso coração e entrar na nossa casa; sensibilizar os jovens para a importância da família, tanto aquela que lhes deu a vida e os fez crescer, como a que eles são chamados a constituir”.
A dinâmica apresentada é uma proposta para que, como Diocese, haja um caminhar em sintonia, “recusando uniformidades, mas desejando comunhão”.
Na introdução da proposta é referido que “cada paróquia vivê-la-á e adaptá-la-á como melhor entender à sua realidade concreta, procurando envolver as crianças, os adolescentes e os jovens na construção dos materiais, bem como as famílias nos momentos próprios da celebração”.
De maneira prática “para além dos elementos que irão surgindo em cada semana, todos serão convidados e reflectir e a meditar através de um símbolo/postal com pequenas reflexões para cada dia dessa semana”.
Na apresentação, a proposta recorda que “o Advento é, por excelência, o tempo da Esperança”, durante o qual se prepara “a vinda de Jesus, no fim do tempo presente, mas também dispomos o nosso coração par acolher a temporalidade do Seu nascimento.
A Igreja diocesana da Guarda propõe que nos próximos três anos seja assumida a frase de Mateus “Tua Mãe e teus irmãos estão lá fora...” como orientação para as preocupações pastorais, o que implica a necessidade de dar concretização à segunda acção da frase de Mateus “... e querem falar-Te”. Para o Coordenador Diocesano da Pastoral esta questão implica “querer falar a Jesus, colocar aos seus pés as nossas preocupações, abrir-lhe a porta da nossa vida, numa atitude de entrega filial, para podermos, depois, entrar pela única Porta que conduz ao Pai”.
O padre Jorge Castela adianta que “é nesta dinâmica comunitária que nos propomos caminhar em Diocese e abrir as portas das nossas comunidades, tantas vezes trancadas ao próximo e até a Deus, para que, reencontrados com a Palavra e renovados Pelo Espírito, possamos passar pela Porta que é Cristo”.
Em relação à concretização da proposta é pedido que haja “preocupação e cuidados de preservação ambiental” ficando a sugestão para que “a preferência seja sempre por materiais reutilizáveis, reciclados e de baixo custo”.
Os materiais sugeridos são: porta, cadeado, manjedoura, ponto de interrogação, luz (vela) e pano, imagem do Menino Jesus, postais/cartões com desenhos da porta, do ponto de interrogação, da manjedoura, da vela acesa e do presépio.
O Advento é o primeiro tempo do Ano litúrgico e começa quatro domingos antes da festa do Natal. Em 2019, o início do Advento será este domingo, 1 de Dezembro.