Sexta-feira, na Igreja de S. Vicente


A Diocese da Guarda vai assinalar o segundo aniversário da eleição do papa Francisco, para a cadeira S. Pedro. D. Manuel Felício vai presidir à celebração da Missa, na Igreja de S. Vicente, às 18.00 horas.
Sobre esta efeméride, o Bispo da Guarda explica: “Há dois anos que foi eleito para cátedra de Pedro o Papa Francisco. Estamos lembrados de como apareceu perante a multidão, que aguardava o nome do novo Papa, na Praça de S. Pedro. Disse boa noite e pediu que rezassem por ele, antes de dar a esperada bênção à multidão”. E acrescenta: “Definiu-se como um Papa vindo dos confins do mundo e apresentou-se como sendo o Bispo de Roma. Desta forma começou e continuou a surpreender”.
Em resposta ao pedido do Papa, feito na mensagem para a Quaresma, com esta celebração a Diocese da Guarda inaugura também as “24 horas para o Senhor”.
“Demos graças a Deus por estes dois anos de graça para a Igreja e para o mundo que está a ser, por si mesmo, o pontificado do Papa Francisco”, conclui D. Manuel Felício, no comunicado enviado ao Jornal A Guarda.
O Papa Francisco, cujo nome de baptismo é Jorge Mario Bergoglio, nasceu em Buenos Aires, a 17 de Dezembro de 1936. Foi eleito Papa em 13 de Março de 2013, no segundo dia do conclave, escolhendo o nome de Francisco. É o 266.º Papa da Igreja Católica, sucedendo o Papa Bento XVI, que abdicou ao papado em 28 de Fevereiro de 2013. Depois da eleição, o Papa Francisco apareceu ao povo na varanda central da Basílica de São Pedro, vestindo apenas a batina papal branca.
Quando saudou a multidão disse: “Vós sabeis que o dever do Conclave era dar um Bispo a Roma. Parece que os meus irmãos Cardeais tenham ido buscá-lo quase ao fim do mundo… Eis-me aqui! Agradeço-vos o acolhimento: a comunidade diocesana de Roma tem o seu Bispo. Obrigado! E, antes de mais nada, quero fazer uma oração pelo nosso Bispo Emérito Bento XVI. Rezemos todos juntos por ele, para que o Senhor o abençoe e Nossa Senhora o guarde”.