Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional


O Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda está a propor uma dinâmica de Advento e Natal 2022 com o tema ‘Com(o) Maria esperar e partir’.
A dinâmica proposta para toda a diocese evoca o tema da Jornada Mundial da Juventude que vai decorrer em Lisboa, de 1 a 6 de Agosto de 2023, ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’.
A proposta inclui um guião para concretização da dinâmica em contexto familiar a divulgar junto das famílias e jovens das paróquias e guião para a concretização da dinâmica em contexto comunidade cristã, aquando das celebrações comunitárias do Domingo.
No texto enviado às paróquias o Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional explica: “Estamos quase a iniciar um novo Ano Litúrgico. Como sua primeira etapa marcante está o Advento, o qual exige a cada um de nós uma preparação profunda para o Nascimento do Menino Jesus no dia de Natal. O objectivo do Advento, para além de promover a oração e a aproximação ao mistério do Presépio, é o reconhecimento de Maria, a mãe de Jesus, como mulher do Sim a Deus e do Sim aos outros.
Este cunho mariano persistirá ao longo de toda a caminhada de Advento e Natal que agora apresentamos, tendo em conta a dimensão e celebração da Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 com o tema: ‘Maria levantou-se e partiu apressadamente’ (Lc 1, 39).
O Departamento da Pastoral Juvenil Universitária e Vocacional da Diocese da Guarda, apresenta e propõe uma caminhada comum, para vivermos, em sintonia, o tempo forte do Advento e do Natal com o tema: Com(o) Maria esperar e partir! Por um lado, no tempo do Advento com(o) Maria colocamo-nos à espera de Deus que vem à nossa casa, ao nosso encontro! Na verdade, não somos nós que fazemos com que Deus venha, mas é o próprio Deus que vem até nós, assumindo a nossa condição humana para nos salvar, não a partir de uma posição de superioridade, mas a partir de dentro, entrando em nossa casa. Por outro lado, tal como Maria que habitada por Deus ‘partiu apressadamente’, também nós somos chamados a ‘partir’... provavelmente, da ‘nossa indiferença egoísta’ para sermos para os outros, os irmãos e as irmãs, sobretudo os necessitados, como estava então a prima de Maria: Isabel.
Como concretizar esta proposta? Trata-se de uma proposta que assenta na ideia de decorar as janelas de uma casa, Domingo a Domingo, com uma imagem da autoria de Tânia Pires, da diocese de Bragança-Miranda. A imagem da janela evoca a observação e ‘vigilância activa’ daquelas realidades concretas e pressas que nos movem: as pessoas que esperam uma visita de alguém que cuide delas, os idosos, doentes, presos, refugiados que precisam do nosso olhar compassivo, os outros que aguardam a nossa visita que ultrapasse as barreiras da indiferença!
Nesta caminhada é proposta uma estrutura celebrativa simples para fazer em família, com uma meditação sobre um texto da liturgia do domingo, a oração da semana e a proposta de concretização de compromissos semanais resultantes do nosso esperar Deus e partir em direcção aos outros!
Na solenidade do Natal, tendo-se decorado todas as janelas da casa, dever-se-á colocar no cimo da mesma uma estrela símbolo da luz que é Jesus, que vem a este nosso mundo, e a todos nos ilumina!”.