Celebração decorre este Domingo, 13 de Novembro


O VI Dia Mundial dos Pobres celebra-se, em 2022, no dia 13 de Novembro, penúltimo domingo do ano litúrgico, com o tema ‘Jesus Cristo fez-Se pobre por vós’.
Na Mensagem para este dia, o Papa alerta para o impacto da guerra na Ucrânia sobre as populações mais desfavorecidas do mundo, apontando a um agravamento da situação de pobreza, a nível global.
O papa Francisco denuncia a “insensatez da guerra”, que gera novas formas de pobreza, atingindo em particular “as pessoas indefesas e frágeis”.
O texto enumera, entre as consequências da violência, a “deportação de milhares de pessoas, sobretudo meninos e meninas”, ou, para quem fica nas zonas de confronto, “o medo e a carência de comida, água, cuidados médicos e sobretudo com a falta de afecto familiar”.
O Papa destaca que os cenários mais optimistas para o pós-pandemia, que prometiam “alívio a milhões de pessoas empobrecidas pela perda do emprego”, foram alterados pela guerra na Ucrânia, uma “nova catástrofe”.
O conflito no leste da Europa “veio juntar-se às guerras regionais que, nestes anos, têm produzido morte e destruição”, refere o texto.
A mensagem saúda quem se mostrou disponível para abrir as portas a fim e acolher “milhões de refugiados das guerras no Médio Oriente, na África Central e, agora, na Ucrânia”.
Lembra que a persistência dos conflitos “agravam as suas consequências” e tornam mais difícil esta resposta solidária.
AO Mensagem adianta que “como membros da sociedade civil, mantenhamos vivo o apelo aos valores da liberdade, responsabilidade, fraternidade e solidariedade; e, como cristãos, encontremos sempre na caridade, na fé e na esperança o fundamento do nosso ser e da nossa actividade”.
O Papa saúda o “significativo crescimento do bem-estar de muitas famílias” nos vários continentes, como “resultado positivo da iniciativa privada e de leis que sustentaram o crescimento económico, aliado a um incentivo concreto às políticas familiares e à responsabilidade social”.
Na Mensagem convida a reflectir sobre a “experiência de fragilidade e limitação”, provocada pela Covid-19, e a “tragédia” da guerra na Ucrânia, com repercussões globais.
A mensagem do Papa para a celebração do VI Dia Mundial dos Pobres - 2022 foi assinada, simbolicamente, a 13 de Junho, dia da festa litúrgica de Santo António.