Diocese da Guarda


“Uma caminhada voltada para ti mesmo, para os teus sentimentos e atitudes” é a proposta que o Departamento da Pastoral Juvenil da Guarda está a fazer aos jovens da Diocese da Guarda tendo em vista a vivência da Quaresma. Com o tema “Do coração à Cruz” esta dinâmica da Quaresma convida os jovens “a contemplar, em cada Domingo, a atitude que brota do Evangelho” e a torná-la pessoal “ao longo da semana”.
Na proposta o Departamento explica: “No início da dinâmica, o coração deve envolver a cruz, se for em 3D, ou sobrepor-se à cruz, se for em 2D. A cada Domingo, uma peça do coração é removida de modo a que a cruz fique destapada totalmente no Domingo de Ramos. No Domingo de Páscoa deverá colocar-se uma faixa branca na mesma”. E acrescenta: “Em cada Domingo, após a homilia ou noutro momento considerado oportuno, será lida uma pequena admonição enquanto se desmonta a peça com a atitude da semana. No pós-Comunhão, será feita uma oração que é entregue à comunidade na peça de cartolina com a atitude da semana. Cada pessoa poderá ir reconstruindo o ‘seu’ coração, em casa, ao longo da dinâmica”.
O Padre Rui Manique, responsável pelo Departamento adianta que “à medida que desconstruíres o coração, vais sentir-te cada vez mais próximo de alcançar a Cruz, um meio não de dor, mas de libertação”.