Diocese da Guarda


“A preparação da Jornada Mundial da Juventude, tanto na sua fase final, em Lisboa, como também na semana da Diocese, apontada para 26 a 31 de Julho próximo” foi a principal prioridade apontada pelos membros do Conselho Pastoral Diocesano para o ano em curso.
O Conselho Pastoral Diocesano, que reuniu no dia 7 de Janeiro, no Seminário da Guarda, também considerou necessário “promover o bom funcionamento e a boa articulação dos diferentes serviços diocesanos, melhorar a comunicação na vida da Diocese, tanto para dentro como para o exterior, pois não se verifica o desejável fluxo de informação dentro da Diocese, e procurar empenhar nesse propósito todos os agentes pastorais da Diocese, a começar pelos sacerdotes e diáconos”.
Para o Bispo da Guarda as prioridades passam por “continuar o esforço para dar cumprimento às orientações da Assembleia Diocesana de 2017; reforçar a acção quer dos Conselhos Pastorais Arciprestais quer das equipas pastorais dos Párocos, tendo no horizonte a meta das unidades pastorais em pleno funcionamento; definir as prioridades de agenda para os próximos tempos”.
Na cerimónia em que tomaram posse os novos membros do Conselho Pastoral Diocesano, D. Manuel Felício lembrou a finalidade estatutária deste órgão consultivo, que é ajudar o Bispo no governo pastoral da Diocese.
O Conselho Pastoral Diocesano adianta, em comunicado, que o Coordenador Diocesano da Pastoral e da Comissão Sinodal Diocesana fez o ponto da situação da caminhada que está a ser feita na Diocese. Destacou as jornadas de formação sobre a sinodalidade marcadas para os dias 3 e 4 de Março próximo e a assembleia sinodal diocesana, que terá lugar no fim deste ano pastoral.
Para além dos membros natos, fazem parte deste Conselho Pastoral Diocesano os representantes dos 7 arciprestados (dois por cada um), dos serviços diocesanos (7 elementos), dos Religiosos e Religiosas que trabalham na Diocese (3 elementos) e da Comissão Sinodal Diocesana (dois elementos). O conjunto perfaz um total de 30 conselheiros.