Braga


O arcebispo de Braga afirmou que o clero das dioceses de Braga, Bragança-Miranda, Viana do Castelo e Vila Real devem conhecer a vida do beato D. frei Bartolomeu dos Mártires, a sua vida, doutrina e mensagem e divulgá-la.
O arcebispo de Braga dirigia-se aos participantes no Encontro Inter-diocesano do Clero, que reuniu cerca de 300 padres das dioceses que integravam a Arquidiocese de Braga no tempo de D. Bartolomeu dos Mártires, há 500 anos.
No dia da memória litúrgica do beato D. frei Bartolomeu dos Mártires, o seu livro “Estímulo dos Pastores” serviu de tema para o encontro e foi analisado pelos quatro bispos das dioceses do Norte de Portugal.
D. Jorge Ortiga revelou também que os promotores da canonização do beato D. frei Bartolomeu dos Mártires vão trabalhar para uma “canonização equipolente” ou seja equivalente, um processo em que o Papa reconhece a santidade sem a necessidade de um milagre.
O encontro interdiocesano do clero terminou com a Eucaristia no Convento de S. Domingos, junto ao túmulo onde o Beato está sepultado, em Viana do Castelo.