Diocese da Guarda


A Comissão Sinodal Diocesana vai apresentar, este Domingo, 29 de Maio, os dados e conclusões de todo o trabalho feito na Diocese da Guarda, do Sínodo “Por Uma Igreja Sinodal”.
Os trabalhos, que vão decorrer no Seminário da Guarda, com o acolhimento pelas 14.30 horas e início dos trabalhos às 15.00 horas, terminam com a eucaristia de encerramento na Sé Catedral da Guarda pelas 18.00 horas.
Na diocese da Guarda, a fase diocesana do Sínodo “Por Uma Igreja Sinodal”, foi coordenada por uma Comissão nomeada pelo Bispo D. Manuel Felício, que tomou posse no dia 1 de Outubro de 2021. A Comissão é composta pelos seguintes elementos: Padre Jorge Manuel Pinheiro Castela (responsável), Francisco Barbeira (padre), Paulo Caetano (diácono), Maria da Graça Afonso (irmã), Tânia Patrícia Dinis Marques, Ana Rita Ferreira Loureiro e Joaquim Monteiro Brigas.
O processo sinodal diocesano foi aberto no dia 17 de Outubro de 2021, na celebração da Eucaristia, a partir da Sé Catedral da Guarda, com a apresentação pública da referida Comissão e encerra este Domingo, dia 29 de Maio de 2022, com a reunião pré-sinodal, seguida de Eucaristia na Sé Catedral da Guarda.
A Comissão Sinodal da Diocese da Guarda recebeu mais de 1500 respostas aos inquéritos e contabilizou mais de 80 relatórios, a partir dos quais elaborou o Documento Final que vai ser apresentado, a toda a Diocese.
Estes relatórios envolveram um universo cerca de 2000 pessoas das mais diferentes faixas etárias, tendo sido desenvolvidas actividades de reflexão em grupos de diálogo sinodal, tanto de movimentos, congregações e comunidade em geral, em fóruns abertos, com convidados fora do âmbito eclesial, e em sessões de catequese, aulas de Educação Moral e Religiosa Católica.