Igreja/Sociedade


A Comissão Nacional Justiça e Paz (CNJP), organismo da Igreja Católica em Portugal, apelou à “mudança de mentalidades” para enfrentar alterações climáticas, na linha do que defende o Papa na mensagem para o Dia Mundial da Paz 2020.
“Os resultados da cimeira de Madrid, sobre o combate às alterações climáticas, a muitos decepcionaram, desde o secretário-geral da ONU às organizações da sociedade civil (incluindo as católicas) que se dedicam a essa causa. Tal significa que a necessária mudança de mentalidades que a conversão ecológica supõe ainda não chegou a muitos responsáveis políticos”, refere a Comissão em comunicado.
A nota indica que a paz é mais do que um “simples equilíbrio de forças”, pelo que não “pode assentar na dissuasão, na desconfiança, na ameaça ou no medo de retaliações”. “A segurança que possa decorrer da dissuasão nuclear, do chamado ‘equilíbrio do terror’ (assente no medo que decorre do perigo e ameaça de uma aniquilação total e recíproca) será sempre ilusória”, adverte a Comissão Nacional Justiça e Paz, apontando à “abolição total da posse de armas nucleares”. O organismo encerra o seu texto com um “apelo à esperança” para o início do ano de 2020.